Vamos falar de tramas artesanais?

tramas

As tramas aquecem e trazem história para a casa, o artesanal dos tecidos feitos em crochê e macramê proporciona a sensação de aconchego e ficam super bonitos, em contraste com objetos modernos em um ambiente.

Seguindo as tendências mundiais de sustentabilidade e resgate às técnicas tradicionais e artesanais, o uso destes tecidos na decoração traz a elegância rústica e despojada, características de um país tropical como o Brasil.

tfc

O crochê e o macramê são tecidos com tramas artesanais que produzem o efeito de uma malha rendada.  A palavra “crochê” tem origem no francês medieval croké, termo que designava um instrumento de ferro recurvado, que permitia suspender ou segurar alguma coisa. No século XIX, surge na França a expressão broder au crochet (literalmente, “bordar com o gancho”). A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI, a teoria mais aceita sobre a origem desta técnica é a de que o crochê se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. Também há indícios posteriores da técnica em tribos da América do Sul, que usavam adornos de crochê em rituais da puberdade. Na China, bonecas eram feitas com a mesma técnica. Os trabalhos com a técnica do crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material, a depender da peça a ser executada – uma toalha delicada ou uma colcha, um casaco, um tapete resistente etc.

O Macramé é uma técnica de tecer fios trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas. A palavra macramé significa “nó″. É uma arte que se originou na pré-história, quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar e criar objetos. Fonte: Orlean.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s