A salvação do mundo pelo design

O post de hoje no blog Todeschini Cuiabá é uma homenagem ao Dia do Design.

Livro de Jonathon Porritt prevê ano de 2050.

livro_the_world_we_made_01

Imagine se em quatro décadas todos os problemas da Terra pudessem ser resolvidos através do design. É nisso que acredita o futurólogo e ambientalista Jonathon Porritt, que busca provar sua teoria através do livro The World We Made: Alex McKay’s Story from 2050. Nele, projetos existentes ou que ainda estão sendo desenvolvidos foram “terminados” com a ajuda de equipes de design e planejamento urbano e revelados através de imagens fictícias.

Para ilustrar a vida daqui alguns anos Porritt usou como fio condutor o personagem Alex Mckay, um professor de história prestes a se aposentar que explica aos alunos como o mundo conseguiu ser salvo de um colapso graças ao design. Através de exemplos mirabolantes McKay revela como o desenvolvimento de projetos ajudou desde a agricultura até a geração de energia. Alguns deles são: o avião elétrico híbrido, navios de carga que tem como velas painéis solares e uma floresta em pleno deserto do Saara.

No quesito arquitetura, o que Porritt prevê é mais simplicidade visual e construções realizadas com baixíssimo impacto ambiental. A ideia do autor é mostrar como a sustentabilidade e o bom planejamento levam a um futuro de sucesso e muitos benefícios para humanidade. Fonte Casa Vogue.

The World We Made: Alex McKay’s Story from 2050 por Jonathon Porritt
Editora Phaidon, 2013
www.phaidon.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s