Irreverência dá o tom do ambiente da Todeschini na Casa Cor Ceará

Todeschini

Desejo de que as pessoas sintam-se em casa! Especificamente, no espaço mais diferenciado da casa! É o que esperam os arquitetos Antônio José Queiroz, Eduardo Mourão e Pedro Mamede, da Project Arquitetura, com o espaço “Minha Sala em Dia de Jogo”, desenvolvido para a Todeschini, na Casa Cor Ceará 2013.

O trio inspirou-se em referências do passado, mais precisamente um loft urbano francês do início da década de 50, assinado pelo arquiteto e urbanista Le Corbusier, para criar o projeto que integra espaços em um só vão, com pé direito alto e grandes aberturas na edificação. “A Planta Livre é um dos conceitos dos Cinco Pontos de Le Corbusier da arquitetura moderna que, a partir de uma estrutura independente, permite a livre locação das paredes, já que elas não precisam exercer função estrutural”, explicam os profissionais.

Para que isso ocorresse na “Minha Sala em Dia de Jogo”, as paredes internas foram demolidas e aberturas externas foram feitas. “Vigas e pilares formam a estrutura atual da construção, que possui, agora, uma sustentação vertical”, detalham, e completam: “Ambiente integrado, sem paredes, com pé direito de quatro metros e Iluminação cênica, são alguns pontos característicos de um loft e que se enquadram ao nosso espaço”.

A irreverência e a tecnologia pontuam cada detalhe do ambiente multifuncional de 40 metros quadrados, que faz uma alusão a Copa do Mundo de 2014 e a união dos amigos, e é construído com base nas cores preto, cinza, azul petróleo, amarelo e tons envelhecidos. “É um espaço residencial diferenciado, projetado para receber convidados nos dias de jogos do Brasil na esperada competição”, contam os arquitetos da Project Arquitetura.

O mobiliário de living disposto no local – unido a modernos equipamentos de home cinema, som e ao projetor, além da iluminação tecnológica de design italiano – se integra ao descontraído espaço de refeições composto por uma mesa de bilhar que se transforma em mesa de jantar e uma original geladeira com a marca Jack Daniels.

Assinada por Alessandro Mendini, a intemporal ‘Poltrona di Proust’, criada em 1978, ganha destaque na sala, fazendo um contraponto com a contemporânea luminária de pé da Diesel. A peça, em estilo romântico barroco e pintada à mão com infinitos pontos multicoloridos, confere personalidade marcante ao projeto.

A Todeschini faz moderna aparição no espaço com a recém lançada Coleção Identidade, que retrata o DNA da construção étnica do Brasil – índios, negros e portugueses – através da miscigenação de raças, culturas e cores originárias do nosso país.

O novíssimo padrão Aço Cortain dá vida ao amplo painel da TV. A beleza do aço enferrujado – conhecido como aço patinável ou aço corten – presente nas esculturas e monumentos urbanos, fachadas de prédios e até em painéis de publicidade, invade o ambiente. A tecnologia ganha evidência na pintura em Alto Brilho da marca, que utiliza técnica pioneira no Brasil e aparece no tom Petróleo, na composição de um móvel baixo, e no Cajá, em um painel.

Ripas de madeira no padrão Pinhão interagem no espaço, reproduzindo as nuances encontradas nas sementes de araucária, com textura única e veios longos bem fechados sensíveis ao toque. Já o revestimento Ouro Preto reúne a clássica cor preta com o visual complexo e o toque do linho em vários detalhes do mobiliário. Sucesso em coleções passadas da marca, o Acidato Bronze foi utilizado nas portas de correr da entrada, com 2,80 metros de altura, e o padrão Tagliato em detalhes do piso. “A Todeschini tem presença marcante no projeto pela identidade que transmite, a qualidade dos produtos, o acabamento de alto padrão e pelas cores inovadoras e vibrantes que contrastam harmoniosamente bem com a linha envelhecida, que está em evidência nos dias atuais”, afirmam.

Depois da participação na Casa Cor Ceará 2011, com a “Suíte do Jovem Aventureiro”, e em 2012 com a “Cozinha e Lavanderia”, a Project Arquitetura não abandonou o estilo descontraído e o alto astral que foram destaques nas edições anteriores da mostra. “Mais uma vez conseguimos imprimir uma identidade high tech e funcional para todas as idades. Nosso ambiente transmite harmonia entre os espaços e versatilidade na mescla dos estilos rústico e contemporâneo”, definem os arquitetos, que avaliam: “O toque final fica por conta da atmosfera intimista e acolhedora que criamos, reiterando o nosso desejo inicial de que as pessoas se sintam em casa”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s